domingo, 28 de novembro de 2010

Projeto Sessão Dupla do Grupo Ninho de Teatro na seCas

O Grupo Ninho de teatro reside em uma região de grande riqueza na produção cultural, o Cariri Cearense. No teatro, essa produção se reveste duma pluralidade de movimentos e cores, num permanente diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, para suscitar uma cena muito peculiar que retrata aspectos, temáticas e costumes de mulheres e homens nordestinos frente ao mundo globalizado e multifacetado de nossos dias. Paradoxalmente, essa mesma cena que retrata a nossa gente e reflete a riqueza na pesquisa de alguns grupos e artistas cênicos, não consegue chegar, de modo mais efetivo, ao público das pequenas cidades do interior do nordeste em que, a discrepância na democratização no acesso aos bens culturalmente produzidos é bem maior que nos médios e grandes centros urbanos.

Nesse sentido, realizamos o Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro que consiste em garantir condições básicas de infra-estrutura para que os espetáculos “Avental todo sujo de Ovo” e “Charivari” sejam apresentados, gratuitamente ou a preços populares, em oito cidades da região do Cariri/sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Ou seja, é a produção de qualidade de um grupo do Cariri cearense chegando a outras cidades do interior promovendo o acesso ao teatro nas cidades interioranas, a democratização no acesso, a promoção da arte, a circulação de espetáculos e a divulgação/intercâmbio de experiências entre artistas e grupos de teatro.

O Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, através do Programa BNB de Cultura – Edição 2010.


Charivari

Utilizando uma arena em plena praça pública para o desfile de personagens de cunho farsesco, o espetáculo “Charivari”, com texto de Lourdes Ramalho e direção de Duílio Cunha, propõe rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir e, ao mesmo tempo, constituir um charivari dos nossos tempos em que o riso zombeteiro é a arma para a correção dos males praticados. No elenco: Rita Cidade, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa, Elizieldon Dantas, Kelyenne Maia e Nilson Matos. Trilha Sonora ao vivo: Zabumbeiros Cariris.

SÁBADO, DIA 4, ÀS 19H, PRAÇA JOSÉ AMÉRICO

Avental todo sujo de ovo

Há dezenove anos Alzira espera notícias do filho, Moacir, que desapareceu de casa quando ainda era uma criança. Espera compartilhada com o marido Antero e a comadre Noélia, até a inesperada visita de Indienne. Avental amarelo; de ovo, de arroz doce, de saudade, da mãe, do filho... Avental todo sujo de ovo.
Texto de Marcos Barbosa e Direção de Jânio Tavares. No elenco: Rita Cidade, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa e Zizi Telécio
O espetáculo tem indicação de faixa etária de 12 anos.


SÁBADO, DIA 4, ÀS 21:30H, SÃO TOMÉ ESPORTE CLUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário