sábado, 4 de dezembro de 2010

DA NECESSIDADE DE SONHAR ...

No Caminho, com Maiakóvski
Eduardo Alves da Costa

Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.
Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm
a ninguém é dado
repousar a cabeça
alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz;
e nós, que não temos pacto algum
com os senhores do mundo,
por temor nos calamos.
No silêncio de me quarto
a ousadia me afogueia as faces
e eu fantasio um levante;
mas manhã,
diante do juiz,
talvez meus lábios
calem a verdade
como um foco de germes
capaz de me destruir.

Olho ao redor
e o que vejo
e acabo por repetir
são mentiras.
Mal sabe a criança dizer mãe
e a propaganda lhe destrói a consciência.
A mim, quase me arrastam
pela gola do paletó
à porta do templo
e me pedem que aguarde
até que a Democracia
se digne aparecer no balcão.
Mas eu sei,
porque não estou amedrontado
a ponto de cegar, que ela tem uma espada
a lhe espetar as costelas
e o riso que nos mostra
é uma tênue cortina
lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo
e não os vemos ao nosso lado,
no plantio.
Mas ao tempo da colheita
lá estão
e acabam por nos roubar
até o último grão de trigo.
Dizem-nos que de nós emana o poder
mas sempre o temos contra nós.
Dizem-nos que é preciso
defender nossos lares
mas se nos rebelamos contra a opressão
é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo,
por temor aceito a condição
de falso democrata
e rotulo meus gestos
com a palavra liberdade,
procurando, num sorriso,
esconder minha dor
diante de meus superiores.
Mas dentro de mim,
com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!

domingo, 28 de novembro de 2010

Projeto Sessão Dupla do Grupo Ninho de Teatro na seCas

O Grupo Ninho de teatro reside em uma região de grande riqueza na produção cultural, o Cariri Cearense. No teatro, essa produção se reveste duma pluralidade de movimentos e cores, num permanente diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, para suscitar uma cena muito peculiar que retrata aspectos, temáticas e costumes de mulheres e homens nordestinos frente ao mundo globalizado e multifacetado de nossos dias. Paradoxalmente, essa mesma cena que retrata a nossa gente e reflete a riqueza na pesquisa de alguns grupos e artistas cênicos, não consegue chegar, de modo mais efetivo, ao público das pequenas cidades do interior do nordeste em que, a discrepância na democratização no acesso aos bens culturalmente produzidos é bem maior que nos médios e grandes centros urbanos.

Nesse sentido, realizamos o Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro que consiste em garantir condições básicas de infra-estrutura para que os espetáculos “Avental todo sujo de Ovo” e “Charivari” sejam apresentados, gratuitamente ou a preços populares, em oito cidades da região do Cariri/sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Ou seja, é a produção de qualidade de um grupo do Cariri cearense chegando a outras cidades do interior promovendo o acesso ao teatro nas cidades interioranas, a democratização no acesso, a promoção da arte, a circulação de espetáculos e a divulgação/intercâmbio de experiências entre artistas e grupos de teatro.

O Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, através do Programa BNB de Cultura – Edição 2010.


Charivari

Utilizando uma arena em plena praça pública para o desfile de personagens de cunho farsesco, o espetáculo “Charivari”, com texto de Lourdes Ramalho e direção de Duílio Cunha, propõe rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir e, ao mesmo tempo, constituir um charivari dos nossos tempos em que o riso zombeteiro é a arma para a correção dos males praticados. No elenco: Rita Cidade, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa, Elizieldon Dantas, Kelyenne Maia e Nilson Matos. Trilha Sonora ao vivo: Zabumbeiros Cariris.

SÁBADO, DIA 4, ÀS 19H, PRAÇA JOSÉ AMÉRICO

Avental todo sujo de ovo

Há dezenove anos Alzira espera notícias do filho, Moacir, que desapareceu de casa quando ainda era uma criança. Espera compartilhada com o marido Antero e a comadre Noélia, até a inesperada visita de Indienne. Avental amarelo; de ovo, de arroz doce, de saudade, da mãe, do filho... Avental todo sujo de ovo.
Texto de Marcos Barbosa e Direção de Jânio Tavares. No elenco: Rita Cidade, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa e Zizi Telécio
O espetáculo tem indicação de faixa etária de 12 anos.


SÁBADO, DIA 4, ÀS 21:30H, SÃO TOMÉ ESPORTE CLUBE

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tensão Pré - seCas

Falta menos de uma semana para A Semana...

É o momento mais tenso do projeto.
Meses de trabalho  postos à prova.
Luminosos frutos venham a nós que
Fazemos mágica com alegria
E batalhamos todo dia
 
para divulgar
para acontecer
para bem receber.

Viva a paz
E viva a quarta seCas!

domingo, 14 de novembro de 2010

PROGRAMAÇAO DA IV seCas

Quente, quente quente, já estamos quase na seCas!!!
E para vocês aqui está a programação!
De 29/11 à 04/12.
É só clicar nos links aqui no blog

Prepare seu colchonete e venha para Sumé!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OFICINA DE RAPEL NAS SERRAS DE SUmÉ...

Estão sendo confirmadas as atrações da IV SECAS. O que podemos dizer é que vai ter muito forró pé de serra, eventos culturais à noite, oficinas à tarde e a feira cultural.Com apoios importantes confirmados como UFCG-CDSA, SEBRAE, SESC, etc ... a SECAS chega à sua quarta edição maior e com algumas inovações que prometem movimentar a cidade no período de 29 de novembro a 4 de dezembro. Uma delas é a oficina de rapel que ocorrrerá durante três dias, no boqueirão da serra de Sumé, com uma equipe profissional de Campina Grande. No último sábado dia dia 30/10 eles vieram avaliar o local e além de aprovarem ainda fizeram uma pequena amostra do que está por vir... Uma oficina pra quem gosta de muita aventura!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CDSA apoiará Semana de Cultura e Arte de Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), apoiará a Semana de Cultura e Arte de Sumé (SECAS), evento que acontecerá de 29 de novembro a 4 de dezembro próximos. A decisão aconteceu em reunião mantida entre os organizadores do evento e o diretor do Centro, Márcio Caniello.

A Semana de Cultura e Arte de Sumé terá em sua programação diversas atividades culturais, dentre elas, uma oficina de cinema, a ser ministrada pelo cineasta paraibano, Torquato Joel, que também fará uma mostra de cinema com suas produções. Também constarão na programação mostras de dança, música e teatro. Este ano além da área urbana do município de Sumé, também serão contempladas com atividades culturais, a zona rural.

Fazem parte da comissão organizadora da Semana de Cultura e Arte Daniel Queiroz, Alan Cleiton Barros, Ivandro Batista de Queiroz, Sidney Siqueira, Antônio Gomes, José Eudes Yuri e Jean César Farias de Queiroz (professor do CDSA).

“Estamos consolidando uma parceria importante com a UFCG através do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido pelo segundo ano, neste evento de grande relevância para a cultura caririzeira”, disse Ivandro Batista de Queiroz, um dos organizadores do evento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O nome secas

Construção de identidade no Cariri: um questionamento do papel da ideologia do nordeste miserável: a ascenção de uma ideologia que vincula a miséria nordestina à ineficiencia de sua classe dominante ao longo da história brasileira: há espaço para que a seca assuma aspectos positivos no processo de formação da nova identidade do caririzeiro: identidade marcada pelo reconhecimento dos aspectos positivos do fenomeno seca: identidade marcada também por discursos de solidariedade e formação de redes e, pelo surgimento de um nordeste menos pobre.

Miguel Guilherme

sábado, 20 de março de 2010

Viva a seCas 2010 !

Estamos em fase de planejamentos, mas já é certo que a IV Semana de Cultura e Arte de Sumé(seCas) será realizada do final de novembro para o início de dezembro de 2010.
A edição 2010 do evento terá o modelo básico dos anos anteriores ( oficinas de arte,apresentações culturais,exibições de cinema etc),mas com alguns diferenciais que prometem agitar o cotidiano cultural da cidade e região.

Abraços a todos os insistentes culturais &

Viva a seCas 2010 !