sábado, 26 de dezembro de 2009

SextiseCas

Com Ivandro, Daniel, Yuri e Allan
Uma idéia-mosqueteira se moldou
Feito a flauta mitológica do deus Pan
Que as ninfetas dos bosques conquistou
Trouxe à praça uma arte cidadã
E um mosaico tão diverso se formou


Nesta terra, qu`é celeiro da cultura
Muitas vezes, o artista é corpo estranho
Que o povo mude essa conjuntura
Aproprie-se de beleza sem tamanho
E as artes alimentem a estrutura
Da vontade que deixou de ser um sonho. 


Zito Jr.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

sábado, 28 de novembro de 2009

Na secaS se viVe...!


Povo da cidade de SumÉ!

Aí vem a seCas!
Desligando a tV e criando um viver!
Povo que se une,
                           RevoLução!!!
MoviMento AtivisTa cultural.
inspiração...

Luzes sobre o palco!
da cultura universal...
popular e erudito
Num amançebado Triunfal.

Atores, pintores, cineastas e malabaristas
Senhores e muleques
O espetáculo está prestes a começar...!

Dona Maria! Seu José!
É cultura e Arte em Sumé!

Viva o correio das Boas notíciaS!
que traz alegria e bastante agitação

Jumento não é, cara e coragem prOduções
construindo, levantando e embelezando nosso Espaço
Com ciranda, circo e feira
prestes a começar uma bela viagem...  

Os alquimistas, calangos e desbravadores
                                                 estão chegando...!

Viva! 


allaN cleyTon.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A história da Praça Adolfo Mayer



O Largo da feira (nesta foto de 1935), é o marco zero da cidade de Sumé, que na época ainda era a vila de São Tomé. Esse local foi escolhido para dar inicio a povoação porque era o ponto de confluência do Rio Pedra Comprida e do Riacho São Tomé.
A feira foi realizada neste local até meados da década de 50, quando da construção do Mercado Público (atualmente em ruínas), pelo prefeito José Farias.
Hoje o antigo Largo da Feira deu lugar a uma praça que leva o nome de Adolfo Mayer. Este personagem foi um judeu, caixeiro-viajante e boticário que, oriundo do Recife, instalou-se no Cariri por recomendação médica.  Além da importância que os boticários tinham na época (eram os médicos dos desvalidos), o Sr. Adolfo casou-se com moça de tradicional família, abjurando sua fé judaica.


A praça Adolfo Mayer recém reformada.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A seCas vem ai !

Estamos na correria para confirmar a programação e organizar o evento.
Mas temos alguns informes para vocês :
- Todos as apresentações ocorrerão à noite na Praça Adolfo Mayer, onde funcionará uma feira cultural com exposições de artesanato e obras de arte.
- Os minicursos serão os seguintes : teatro,música,produção de eventos,artesanato de reciclagem e cinema.Além de workshops de música( bateria,baixo,guitarra,teclado e técnica vocal)
Em breve estaremos divulgando a programação completa aqui no blog...
Beijo e se liga !
Desliga a TV e vamos pra praça!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ufa! noticias de correrias

Muito tempo sem postar nada, mas a atividade foi intensa.
Já rolou o aopoio da UEPB, e também a chegada da UFCG SUMÉ.
E já é dado como certo o apoio da Prefeitura Municipal Sumé.
Enfim, estamos no momento de correr atrás dos parceiros e de levantar a grana que vamos precisar esse ano.
As oficinas já estão praticamente confirmadas, e em breve iremos divulgar a programação.
Se você/grupo quiser participar ou colaborar de qualquer maneira, entre em contato via e-mail 3secas@gmail.com

E e hora de aviá, que hoje é dia de obrigação.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A seCas não é de hoje ...


Em 2009, a Semana de Cultura e Arte de Sumé (seCas) chegará a terceira edição, buscando sua consolidação como parte do calendário cultural da cidade de Sumé, e pretendendo ainda, tornar-se um evento de relevância para o Cariri paraibano.
A seCas tem por objetivo atuar em prol da democratização do acesso aos bens culturais de comprovado valor, bem como proporcionar a disseminação de técnicas e modalidades artísticas.
A criação da seCas foi a culminância de um processo iniciado em 2006, a partir das inquietações de vários jovens secundaristas e universitários, que pensavam em alternativas que suprissem a histórica carência cultural, que sempre foi uma das caracteristicas mais perversas de nosso município.
A publicação do Jornal Ideologia, ainda que de forma precária, foi o primeiro passo nessa direção. Através dele criou-se um canal para que os jovens pudessem expor suas idéias e opiniões, bem como debater problemas da comunidade. Apesar de sua curta existência, de pouco mais de um ano, a repercussão causada pelo jornal provou que Sumé precisava de um canal de comunicação que refletisse verdadeiramente os interesses da sociedade. E mais, mostrou à juventude que ela poderia e deveria tornar-se protagonista da luta pelo direito à cultura, à informação, enfim, à cidadania.
Em 2007, muitos dos integrantes do Jornal Ideologia ingressaram em universidades, e por isso mudaram de cidade. Tais acontecimentos terminaram inviabilizando a continuidade da publicação. Entretanto, foi essa mesma mudança de cidade que proporcionou ao estudante de Comunicação (UEPB) Allan Cleyton o encontro com o fotógrafo Ricardo Peixoto (Agência Ensaio, João Pessoa).
Desse encontrou nasceu a I seCas, ainda de modo espontâneo e com trabalho voluntário. Houve oficina de fotografia e exibições de cinema em praça pública. Desde então, destacamos o apoio da UEPB, e a participação do professor e artista Zito Jr., que coordena a Associação Cultural Zitart's e o Cicloteatro, parceiros de todas as horas.
Já a segunda edição do evento, em 2008, contou com um maior planejamento, e por isso, pudemos expandir a programação, com mais oficinas e diversas apresentações culturais de grupos locais. Promovemos oficinas de artes visuais, papetagem, grafite, mamulengo, perna de pau, performance teatral, boneca de pano e Teatro do Oprimido. Tudo com participação gratuita.
Além da ressignificação dos espaços públicos (ex: Violeiros na praça, teatro na Várzea,etc.), uma importante caracteristica da II SECAS foi a descentralização das atividades. Dessa forma conseguimos atingir diversos segmentos socias antes excluidos da participação em qualquer política cultural. Por exemplo: show de ilusionismo no abrigo dos idosos, oficina de grafite na Vila Zedário, apresentação de dança na praça Vicente Preto, etc.
A viabilização material foi obtida com muita luta, através de parcerias: com a UEPB, a Agência Ensaio, a Associação Zitart's, a Prefeitura Municipal de Sumé e com patrocinio do comércio e de pessoas sensiveis à causa.
Para realizar a III seCas, esperamos repetir com sucesso a rede social que foi formada nas edições anteriores, acrescida da colaboração de novos parceiros.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UFCG em Sumé : um ponto de partida para a mudança ?

Hoje ás 19hs. na quadra do Colégio Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz acontece a aula inaugural do campus da UFCG em Sumé.Momento histórico do qual tantos políticos inescrupulosos tentam figurar como "pais da criança".Essa luta do povo sumeense, em que nós do Jornal Ideologia,em 2006 e 2007 alertávamos para a importãncia social da UFCG em Sumé...

Agora temos muitas expectativas quanto ao funcionamento do campus : o que mudará na cidade.Oxalá traga desenvolvimento sustentável e uma nova visão para os sumeenses, principalmente na valorização da cultura nordestina...

Estudar,trabalhar,desenvolver a região e festejar nossa identidade.
Deixemos a pobreza econômica de lado,mas sobretudo a pobreza de idéias!

domingo, 20 de setembro de 2009

Uma casa para a cultura.

Precisamos em Sumé-PB ,com urgência, de um espaço para as atividades culturais.Há anos vemos ações de grupos culturais, como o teatro do prof. Zito jr.,o grupo Ideologia, o Grupo de Dança Sala de Reboco, etc. e tantos outros aos quais falta um espaço apropriado para as apresentações.Lembrando também que Sumé é terra de excelentes músicos... Teríamos então outra opção de lazer!

Enquanto isso cadê a reforma do antigo Cine-Teatro municipal ?
Hoje um prédio em ruínas onde muitos sumeenses já se apresentaram,além de várias exibições de cinema.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os alquimistas estão chegando...

A movimentação já é intensa nos bastidores da III SECAS. Nas próximas semanas estaremos confirmando a programação, mas já podemos adiantar que continuamos focados na realização de mini-cursos e oficinas, além de incrementar a quantidade e qualidade das apresentações culturais.